Tenho ouvido desde a última quinta feira muitos boatos, muita conversa atravessada e principalmente um número incrível de pessoas tentando promover a discórdia. Como aqui é o espaço para as minhas opiniões e das pessoas que se interessam em saber delas, vou falar sobre este assunto somente desta vez. Aprendi que na vida é melhor pecar por excesso do que por omissão; aprendi também, a duras penas, que a coragem não pode ser resumida a falar alto, falar por último ou mesmo usar de privilégios no momento de falar. Coragem é dizer coisas amargas, coisas que podem tirar votos na próxima eleição, responder com responsabilidade, adquirida em anos de trabalho, às perguntas feitas por uma população relegada a segundo plano e proibida de ter acesso a verdade.
Na quinta feira fiz meu trabalho de acordo com o que aprendi ser o modo certo de fazê-lo, entrei no ar para alertar as pessoas que vivem em áreas de risco da possibilidade de que algo pior pudesse ocorrer. Enquanto isso aquela turma de itajubenses que nunca fizeram nada a não ser se mostrar especialistas em tudo, ficou muda, em cima do muro, esperando para ver o que aconteceria e somente nesta hora aparecer com suas teorias mirabolantes sobre o que deveria ter sido feito.
Quero lembrar a todos que acima de tudo tenho um compromisso sagrado com minha consciência e meu travesseiro. Quando cheguei em casa naquela noite, fiquei torcendo e esperando que a chuva parasse, fiquei o tempo todo ligado a todas as informações possíveis e passando isso às pessoas que me ligaram até as duas e meia da manhã. Tentei tranquilizar a todas e acredito ter conseguido deixar a maioria mais tranquila. Só depois consegui dormir, consegui relaxar. E com a certeza de meu dever cumprido, peguei no sono e dormi até as cinco, como faço todas as noites. Para meu espanto, nem bem amanheceu e o telefone voltou a tocar, pessoas dizendo que as autoridades e outros curiosos estavam dizendo que preguei o pânico entre a comunidade itajubense.
Pois bem, mais uma vez os que optaram pela omissão querem punir quem teve a coragem de dizer a amarga verdade, mas como não sou estou em busca de votos, posso me conceder este direito. Tomara que um dia estes homens que vivem à sombra do poder, despertem para o fato de que a camada mais pobre da população não pode ser usada como massa de manobra política eleitoreira sem critério, sem respeito e sem caráter.
Um dia eles terão que dar uma resposta verdadeira sobre estas e outras questões. Quanto a mim, já respondi com meu trabalho e posso dizer que todos os telefonemas e mensagens recebidas foram de agradecimento. Estou em paz.
JCA
Bom Dia Júlio,
ResponderExcluirTEnho gostado muito de ouvir o seu programa na rádio futura. Concordo com sua visão politica, continue ajudando a população, mostrando a ela a incopetência nessa administração.
abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com