
Carioca da Tijuca, Sergio Natureza (Sergio Roberto Ferreira Varela) é produtor cultural, compositor/letrista de MPB, poeta, jornalista free-lancer e assessor de imprensa. Dentre seus mais recentes trabalhos como produtor destacam-se:
Direção artística do Projeto Novo Canto (2000-2004) - uma série de shows onde artistas consagrados apresentam e "apadrinham" novos talentos.
"Projeto MPB Prêt-`a-Porter" (2002/2003), no Teatro Café Pequeno (RJ), que idealizou e produziu, com a Dakar Produções, tendo na primeira edição intérpretes femininas (Ná Ozzetti, Fátima Guedes, Virgínia Rosa, entre outras) e, na seguinte, masculinos (Zé Luiz Mazziotti, André Gabeh, Márcio Lott).
Projeto "Mulheres que dizem som", no ArteSesc (Flamengo, RJ), com participação de Ná Ozzetti, Mônica Salmaso e Cris Delanno, entre outras, cada uma homenageando um artista renomado.
Compositor, produtor, poeta e roteirista, destacou-se por sua atuação como letrista de MPB, parceiro de Paulinho da Viola ("Vela no Breu"), Lenine ("Na Pressão" e "Óia o Rapa", gravada pelo Rappa), Eduardo Gudin ("Luzes da Mesma Luz") e principalmente Tunai. Com este compôs alguns de seus maiores sucessos, como "As Aparências Enganam" (lançada por Elis Regina com grande êxito no disco "Essa Mulher", regravado no "Saudades do Brasil" e posteriormente relida por Ney Matogrosso no seu trabalho com o Aquarela Carioca, sendo inclusive título do seu disco da época), "Eternamente" (gravado originalmente por Gal Costa em seu disco "Baby Gal") e "Frisson". Mais recentemente, iniciou parceria com Guinga, cristalizada em "Nem Mais um Pio", presente em "Cine Baronesa" (2001). Como produtor fonográfico, trabalhou com Rosa Passos, Marcos Assumpção, Tunai e no tributo a Sérgio Sampaio ("Balaio do Sampaio"), seu parceiro em "Velho Bode". Como poeta começou usando seu verdadeiro nome, Sergio Varela, e tem obras publicadas em coletâneas de poesia no Brasil e no exterior. Com o nome Sergio Natureza publicou "O Surfista no Dilúvio" em 1997 pela editora Sette Letras.
Sergio também exerce várias atividades correlatas à produção cultural, como seleção de repertório/produção de CDs, assessoria de imprensa, redação de releases, etc. Como compositor conta em seu acervo cerca de 250 músicas gravadas, em várias parcerias. Em 1997, lançou sua antologia "O surfista no dilúvio" (Editora Sette Letras) cobrindo vinte anos de trabalho poético.Desde 2004, Sergio vem atuando como coordenador da programação musical da Rádio Nacional-RJ, em particular nos segmentos "Edifício a noite", "Rádio baile" e "As músicas que marcaram".
JCA
JCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário