sábado, 18 de setembro de 2010

AMAR E SE ENTREGAR OU AMAR E SE DEIXAR SER CONTROLADO?


Eu tenho um amigo que é daquelas pessoas que todos gostam de estar perto, canta, toca violão, cozinha muito bem. Tem um astral que está sempre em alta e faz com que todos fiquem bem na sua companhia.

Ele é completamente apaixonado por uma mulher que vive em outra cidade, aliás, em outro estado. Quem tem a oportunidade de conviver com os dois, a primeira vista imagina que eles tenham nascido um para o outro, são o verdadeiro retrato da felicidade.

Mas, para quem pode desfrutar da intimidade dos dois sabe que esta não é bem a verdade. Em conversas mais reservadas a gente percebe que existe um sentimento mútuo de ciúme, controle, posse, invasão de privacidade, desrespeito à individualidade, entre outras coisas.

Os relacionamentos começam com um certo encantamento de ambas as partes, a pessoa é linda, perfumada, atraente, interessante, inteligente, educada, simpática, agradável, entre outras qualidades. Porém, com o passar do tempo a convivência faz com que comecem a aparecer os defeitos inerentes a cada um. E é aí que a “porca torce o rabo”. As pessoas começam a dar uma maior importância a estes defeitos do que as qualidades que os uniu inicialmente.

No caso deste amigo, a minha maior preocupação é de que ele se sinta preso, controlado, podado de suas maiores alegrias que são: o convívio dos amigos, a música, a cozinha, as ruas e bares de Itajubá, lugar tranqüilo do Sul de Minas Gerais. Meu medo é que longe de tudo isso que ele tanto ama e distante destas coisas naturais de sua vida ele comece a definhar e a tristeza faça com que ele deixe de ser quem realmente é. Perder a essência é o caminho mais curto para o mau humor ou mesmo a morte.

O fato é que estou assistindo a um filme que já vi anteriormente e me parece uma tragédia anunciada, seja para ele, seja para os dois.

Se conselho fosse bom a gente venderia, mas mesmo assim vou me arriscar eles se amam, mas nasceram para viver separados. Juntos pode morrer o amor, pode morrer a amizade que os mantém unidos e, pior pode morrer um dos dois. Deus queira que eu esteja errado.

JCA

Um comentário:

  1. Fala sério em Julio...virou poeta mesmo.....rsrsrsr
    Um otimo dia para voce..... Voce precisa ajudar seu amigo a encarar a realidade com cabeça erguida....
    Tentar recomeçar.....Tudo que plantamos ..assim colhemos...
    "Nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado; mas nada pode ser modificado até que se enfrente."

    Beijos

    ResponderExcluir