De onde veio é uma idéia que me persegue há muitos anos, para falar a verdade desde criança. As frases mais repetidas, os ditados populares, aquelas coisas que todo mundo diz e nem mesmo sabe porque. No programa do Jô Soares, de vez em quando, ele explica como surgiram determinadas expressões. Mas e as outras que ele não comenta, de onde vieram, como se tornaram tão pronunciadas de norte a sul do Brasil? Procurando uma explicação para isso me deparei com um sujeito que foi mais incisivo na dúvida e buscou as respostas que eu e le também tanto procurávamos. Reinaldo Pimenta é o nome do autor de um livro que elucida esta e muitas outras questões, é advodado formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e conseguiu esclarecer muitas daquelas idéias que me perseguiam desde a infância.
Pode ser que haja mais gente com estas dúvidas, então, decidi publicar algumas delas aqui, lembrando que quem quiser saber todas, elas se encontram no livro "A casa da mãe Joana" de Reinaldo Pimenta. Não vou publicar aqui todas, evidente. Compre o livro que vale a pena.
Por exemplo: De onde veio a expressão - Picar a mula.
O mesmo que ir embora. É isso mesmo, picar (ferir) a mula (com a espora) para que ela ande, levando quem a monta. Ou, por acaso, você pensava que alguém ia moer a mula até ela virar picadinho?
JCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário