quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DE MINAS PARA O MUNDO - PARTE 20 - CEUMAR


Ceumar Coelho (Itanhandu, 19 de abril de 1969) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira.
Nascida na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, O pai Clélio, conhecido como "A voz de veludo", era cantor e violonista e fazia pequenos shows com o grupo Trinhandu. Junto com as irmãs Clélia e Cilene estudou piano e teoria musical. O avô materno era regente de orquestra e tocava tuba. Aos 16 anos começou a aprender violão. Dois anos depois entrou para a Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, onde estudou violão clássico, canto e Disign Gráfico. Por essa época já trabalhava na noite cantando e tocando em bares de Belo Horizonte. Trabalhou também com jingles e backing-vocal para amigos, pequenos shows e eventos.

Transferiu-se para a cidade de Itajubá, também em Minas Gerais, onde também fez aulas de dança, teatro e inglês, montando o primeiro show de carreira "30 músicas que você não ouve no rádio".

Seu primeiro CD, Dindinha, saiu em 2000, produzido por Zeca Baleiro, que também assinou a canção que deu nome disco. No segundo, Sempre Viva, Ceumar estreou como produtora, arranjadora e compositora, ao lado da poeta Alice Ruiz, em "Avesso", e de Chico César e Tata Fernandes, em "Boca da Noite".
A cantora tem se apresentado em turnês e projetos internacionais na Holanda ao lado do pianista jazzista Mike del Ferro. Como compositora, escreveu para a peça teatral do ator Gero Camilo, Canções de Invento, que traz referências a violeiros do nordeste como Xangai e Vital Farias e mistura poesia, teatro e música popular. Tem canções gravadas pelos cantores Rubi e Gonzaga Leal.
Discos
• Dindinha (CD/1999)
• Sempre viva (CD/2003) Elo Music.
• Achou! (CD/2006) (com Dante Ozzetti)
• "Meu Nome"( CD/2009) Solo - CIRCUS PRODUÇOES

JCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário